Por que a água é tão importante para os seres vivos?
A água é tão importante para os seres vivos porque todos eles são formados por células, que por sua vez, são formadas por partículas que precisam de água para sobreviver e metabolizar nutrientes.
Assim, a maioria dos seres vivos precisam de uma alta porcentagem de água para sobreviver. Essa quantidade varia de acordo com a espécie, sendo necessário de 70% a 95% de água no organismo para manter esses seres vivos.
Mas, até aqui, parece muito simples que esses seres vivam, já que o nosso planeta é o único do sistema solar que tem a superfície constituída por 71% de água.
Com isso, a abundância da água que pode causar algumas controversas na cabeça das pessoas sobre esse entendimento. Isso porque, mesmo com tanta água no planeta, somente uma pequena parcela dela é potável, menos de 3% do total está na superfície.
Mas afinal, por que a água é tão importante para os seres vivos? Entenda o que é a água e o seu papel principal para a sobrevivência das espécies.
A água é importante para os seres vivos
A fórmula da água que conhecemos é composta por um átomo de oxigênio e mais dois de hidrogênio, o H2O.
Por isso, é um solvente universal, já que se dissolve com uma gama de substâncias químicas que constituem as células vivas dos organismos como os aminoácidos, sais minerais, proteínas, carboidratos, gases e ácidos nucléicos.
Mas, por que a água interfere nestas substâncias? Porque ela é a responsável por quebrar as substâncias químicas e separar as moléculas que serão ou não absorvidas pelo organismo.
Quer um exemplo? Quando ingerimos o sal de cozinha, a água é separa o sódio do cloro, formando os íons que nossas células aproveitam para eliminar o que não usaremos.
Comentários
Postar um comentário