A história da bebida mais famosa do mundo: Coca-Cola

No dia 8 de maio de 1886 começou a história da Coca-Cola em Atlanta, nos Estados Unidos da América (EUA). O farmacêutico John S. Permberton quis criar um xarope para solucionar os problemas de digestão e dar energia. O resultado? A bebida com a fórmula mais secreta e famosa do mundo. A farmácia Jacobs foi a primeira a comercializá-la a um preço irrisório: 5 cêntimos por copo. Acreditas que na altura apenas eram vendidos nove copos dia? 

Pemberton rapidamente se apercebeu que a sua invenção poderia ser um êxito. E quem passou das palavras aos atos? O seu contabilista Frank Robinson foi quem idealizou a marca e desenhou o seu logotipo: nasceu, então, Coca-Cola. Em 1891 fundou-se The Coca-Cola Company, formada também pelo farmacêutico Asa G. Candler, o seu irmão John S. Candler e Frank Robinson. Dois anos depois registaram a marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial dos EUA.

O modelo dos engarrafadores

Já se tinham passado onze anos desde a sua criação na mítica farmácia de Atlanta, quando Coca-Cola saiu pela primeira vez dos Estados Unidos. Dois anos depois firmou-se o primeiro acordo para engarrafar a bebida em todo o território dos Estados Unidos, criando as bases do modelo de negócio da Companhia em todo o mundo: a Coca-Cola fornecia o concentrado e os engarrafadores elaboravam, distribuíam e comercializavam a bebida.
A primeira concessão foi atribuída exclusivamente a Benjamin e Joseph B. Whitehead F. Thomas, dois advogados do Tennessee. No entanto, nos primeiros anos do século XX mais de 400 fábricas começaram a engarrafar Coca-Cola nos Estados Unidos, Panamá, Canadá e Cuba.

Nasce a garrafa mais famosa do mundo

Com a bebida a chegar a cada vez mais pessoas através de diferentes engarrafadores, surgiu um problema: cada empresa utilizava garrafas distintas, o que acabava por criar confusão entre os consumidores, que encontravam vários modelos em cada local. Por isso, em 1915 realizou-se um concurso para se desenhar um modelo único de garrafa.
O vencedor foi Alexander Samuelson, e todos têm em mente como foi a sua proposta porque a garrafa contour, que é o seu nome oficial, é, juntamente com o logotipo de Coca-Cola, um dos ícones mais reconhecidos da Companhia.

O sucesso da lata

Nos anos 20 criou-se a primeira caixa para seis garrafas (o famoso six-pack), que facilitava o transporte e a distribuição da bebida. No final da década, as vendas das garrafas superaram as dos dispensadores da bebida.
Durante os anos 40 eram os soldados americanos que ajudavam a popularizar a bebida em todo o mundo ao lutar na Segunda Guerra Mundial. Para poder facilitar o seu transporte, criou-se um novo modelo mais resistente e fácil de transportar: a lata de Coca-ColaO seu êxito, mesmo depois da Guerra, fez com que se continuasse a utilizar. Em 1945 registou-se a marca Coca-Cola, que já se encontrava nos mais variados anúncios publicitários desde 1941.
Coca-Cola chegou a Portugal em 1977 e deu-se a conhecer através do histórico slogan publicitário “Coca-Cola, a tal”, presente numa série de anúncios na qual a protagonista era a própria garrafa contour. O primeiro ano da marca no nosso país convidou os portugueses a desfrutar o seu lado mais refrescante e delicioso.

Coca-Cola na atualidade

A Companhia não deixou de crescer. Primeiro, começou por vender nove copos de Coca-Cola por dia na sua farmácia de Atlanta, e agora conta com mais de 24 milhões pontos de venda em 200 países, vende 1.900 milhões de unidades ao dia e cria emprego a mais de 71.000 pessoas!
marca Coca-Cola é considerada a mais valiosa do mundo segundo a consultora Interbrand. Sabias também que é a palavra mais famosa do planeta com um grau de reconhecimento de 94% da população mundial e o segundo termo mais reconhecido do mundo depois da expressão “Ok”? Mas nem tudo é Coca-Cola: a Companhia comercializa mais de 500 marcas e 3.500 produtos, entre as bebidas com ou sem gás, sumos e cafés. Possuí quatro das cinco marcas de bebidas refrescantes mais famosas do mundo: Coca-ColaCoca-Cola Light, Fanta e Sprite; e no total as suas 17 marcas estão avaliadas em mais de mil milhões de dólares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História da modalidade Maratona