Boxe: história, regras e características

 Origem e história

 

Na Antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo golpes uns contra os outros. Os gregos e romanos também praticavam lutas deste tipo com objetivos esportivos (caso dos gregos) ou de simples diversão (caso dos romanos).

 

Porém, o boxe, que também é conhecido como pugilismo, só ganhou algumas regras, aproximando-se do que é hoje, no século XVII, no Reino Unido. Foi no ano de 1867, que o uso de luvas e o número de assaltos foram determinados como regras oficiais.


Principais características do boxe:

 

Para tornar as lutas mais competitivas, as regras do boxe definiram categorias que variam de acordo com o peso do lutador (boxeador ou pugilista).

 

As lutas profissionais possuem, no máximo, 12 assaltos com 3 minutos cada. Porém, em determinadas competições o número de assaltos pode ser menor. Nas Olimpíadas, por exemplo, são 3 rounds de 3 minutos cada.


No final de cada assalto, os lutadores ganham pontos, que são atribuídos por cinco jurados da luta. Estes pontos, definidos por golpes e defesas, servem para definir o ganhador em caso de a luta chegar até o fim. Quando um lutador consegue derrubar o adversário e este permanece por 10 segundos no chão ou não apresentar condições de continuidade na luta, ela termina por nocaute. A luta também pode terminar se um dos treinadores jogar uma toalha branca no ringue. Este gesto significa desistência do lutador comandado pelo treinador que jogou a toalha.

 

No boxe, não são permitidos golpes baixos (na linha da cintura ou abaixo dela).


O boxe é um esporte, também considerado arte marcial, que faz parte dos Jogos Pan-Americanos e também das Olimpíadas. Podemos citar como boxeadores que mais fizeram sucesso: Larry Holmes, Muhammad Ali, Sugar Ray Leonard, Oscar de la Hoya, Julio Cesar Chavez e Mike Tyson. No Brasil, podemos destacar Éder Jofre, Adilson "Maguila" Rodrigues e Acelino Popó Freitas.


Os principais golpes do boxe:

 

• Cruzado: aplicado na lateral da cabeça do adversário.


• Jab: golpes preparatórios de baixo impacto e rápidos


• Direto: soco frontal


• Upper: também conhecido como gancho, ocorre de baixo para cima atingindo o queixo.

• Overhand: é um soco em loop geralmente lançado com a mão de trás. Ele vem de um ângulo mais alto e normalmente visa a cabeça do oponente.


O que não é permitido no boxe:

 

• Golpear abaixo da cintura: qualquer soco lançado abaixo da cintura do oponente é considerado uma falta, geralmente chamada de "golpe baixo".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história da bebida mais famosa do mundo: Coca-Cola

Grupo Zaffari, uma história de sucesso e muito trabalho