A origem das uvas

Uma das mais antigas frutas descobertas pela humanidade, a uva é o fruto da árvore Videira, planta da espécie Vitis Vinifera.

Teve seus primeiros registros há cerca de 6 mil a 8 mil anos, no período Neolítico, na região do Oriente Médio.

Mas sua dispersão foi iniciada pelos povos Bárbaros, Fenícios e Etruscos, acentuando-se durante o período de domínio do Império Romano, que expandiu o cultivo e consumo da uva por todos os territórios conquistados, hoje: Inglaterra, Portugal, França, Alemanha até a região norte da África.

É a fruta mais cultivada no mundo, dada à sua alta capacidade de adaptação ao clima e solo de diferentes locais e possui mais de 60 mil variedades. Incrível, não?

Já no Brasil, a produção da uva data os anos de 1532, quando foi trazida por imigrantes portugueses, em uma expedição liderada por Martim Afonso de Souza à Capitania de são Vicente.

E em 1551 teve como seu primeiro viticultor o fidalgo português Brás Cubas na região do Planalto de Piratininga – São Paulo.

Porém, sua expansão de fato ocorreu através da imigração, que iniciada pelo Jesuíta Roque Gonzáles de Santa Cruz, em 1626, a levou para a região Sul do país, sendo que até os dias atuais, essas regiões são as maiores produtoras desse fruto.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história da bebida mais famosa do mundo: Coca-Cola

História da modalidade Maratona