Benefícios do Alho – Para que serve e como usar




Fortalece o sistema imunológico, auxilia no ganho de massa muscular e trata acne: conheça todos os benefícios do alho e como usar!

Visto durante muito séculos como um alimento medicinal, o alho tem mais recentemente começado a despertar a atenção de quem está fazendo dieta, já que estudos indicam que ele inclusive ajuda a emagrecer.

Fonte de mais de 100 compostos ativos, vitaminas e sais minerais, o alho traz uma série de benefícios tanto para a saúde quanto para a boa forma, como a prevenção de resfriados e o aumento na síntese de testosterona.

Além disso, é uma ótima opção para acrescentar sabor às receitas sem que você precise exagerar nas calorias ou na quantidade de sal.

Propriedades e benefícios do alho

Confira a seguir os benefícios do alho para você começar hoje mesmo a acrescentar mais alho ao seu cardápio:

1. Estimula o ganho de massa magra

Pesquisas sugerem que os compostos ativos do alho – em especial o dialil sulfito – podem contribuir para um aumento da síntese de proteínas e assim estimular a hipertrofia muscular. Essa propriedade do alho está diretamente ligada ao seu efeito sobre a produção de testosterona.

2. Pode ajudar na perda de peso

alho é um grande aliado da boa forma. Um estudo publicado em 2011 no “The Journal of Nutrition” constatou que a ingestão de alho promove uma diminuição tanto no peso quanto nas taxas de gordura, além de um aumento na temperatura corporal, resultado indicativo de que o alho tem um efeito termogênico.

3. Fortalece o sistema imunológico

Os compostos sulfurosos e o alto teor de vitamina B6 do alho colaboram para o fortalecimento do sistema imunológico. Quando amassado, o alho libera alicina, que ativa a resposta de defesa do organismo e elimina microrganismos como a E. coli e a Salmonela.

Além disso, uma pesquisa publicada no periódico Advances in Therapy identificou uma diminuição de 63% no número de resfriados associada à suplementação com alho.

4. Pode melhorar a função sexual

Há muitos séculos os povos antigos da Índia já utilizavam o alho como um dos alimentos afrodisíaco e estimulante das funções sexuais. Essa função do alho se deve ao seu efeito vasodilatador, já que o relaxamento dos vasos resulta em um fluxo maior de sangue para os órgãos genitais.

5. Ação desintoxicante

Altas concentrações dos compostos sulforosos presentes no alho previnem danos causados aos tecidos pelo excesso de metais pesados no organismo.

Em um estudo recente, constatou-se que o alho foi responsável por uma diminuição de 19% nos níveis do metal pesado na circulação. Além disso, ele também se mostrou eficiente no controle de outros sintomas da intoxicação causada pelo chumbo, como pressão alta e dores de cabeça.

6. Pode melhorar o desempenho físico

Pesquisas têm demonstrado que o alho melhora a circulação (levando mais oxigênio ao tecido muscular) e reduz a percepção de fadiga causada pelos exercícios.

7. Ajuda a controlar a glicose do sangue

Estudos sugerem que suplementos à base de alho podem ser eficazes para controlar a glicemia e ajudar a prevenir a diabetes. Um deles, publicado no Acta Diabetologica, constatou que pacientes submetidos ao consumo de alho apresentaram níveis mais baixos de glicose na circulação.

Outro estudo, no entanto, verificou que o alho cozido não apresentou os mesmos resultados, uma vez que o calor destrói a alicina, responsável pelo controle dos níveis de glicose, não trazendo assim os benefícios do alho no controle da glicose.

8. Ajuda a fortalecer os ossos

O alto teor de minerais como o zinco e o manganês, e das vitaminas C e B6 tornam o alho um ótimo complemento à dieta para fortalecer os ossos, pois esses nutrientes participam da composição de enzimas e antioxidantes que estimulam a formação de tecido ósseo e que atuam na absorção do cálcio.

O alho também pode ser eficiente na prevenção da osteoporose, uma vez eleva a produção de estrógeno, o hormônio que está envolvido no processo de síntese e reabsorção óssea.

9. Ajuda a tratar a acne

Segundo um estudo publicado em 2009 no periódico científico Angewandte Chemie, tão logo entra na circulação, a alicina reage com os radicais livres e ajuda a eliminar micro-organismos que possam estar causando infecções localizadas, como a acne.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história da bebida mais famosa do mundo: Coca-Cola

História da modalidade Maratona