Para que serve guaraná e como usar

O guaraná é uma planta medicinal da família das Sapindánceas, também conhecida como Uaraná, Guanazeiro, Guaranauva, ou Guaranaína, muito comum na região amazônica e no continente africado. Esta planta é muito utilizada para fabricação de refrigerantes, sucos e energéticos, porém também é bastante usada como remédio caseiro para falta de energia, cansaço excessivo e falta de apetite.

O nome científico da espécie de guaraná mais conhecida é Paullinia cupana, e as sementes desta planta são escuras e possuem uma casca vermelha, tendo um aspecto bastante característico que é comparado ao olho humano.

Para uso medicinal, geralmente as sementes de guaraná são torradas e secas, podendo ser compradas na sua forma natural ou em pó em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, feiras livres e alguns mercados. 

1. Aumentar o rendimento do treino

O pós de guaraná aumenta a disposição e  estado de alerta, o que gera uma maior dedicação na hora de treinar. Além disso, ele retarda a sensação de fadiga, especialmente em exercícios de longa duração, permitindo que uma maior dedicação e esforço no treino ou na competição.

2. Favorecer a perda de peso

O uso de pó de guaraná ajuda a reduzir o peso por ser rico em cafeína e antioxidantes que aceleram o metabolismo e favorecem o uso da gordura como combustível para o corpo. Além disso, ele tem um efeito de redutor da fome, afastando a vontade de comer entre as refeições.

3. Aumentar a concentração para estudar

Por conter cafeína e substâncias como teobromina e teofilina, o pó de guaraná ajuda a aumentar a concentração, o raciocínio e o estado de alerta para uma maior dedicação nos estudos e atenção durante provas.

No entanto, é importante que o pó seja consumido apenas durante o dia, pois seu consumo durante a noite pode acarretar insônia.

4. Melhorar o humor

O pó de guaraná estimula a produção dos hormônios dopamina e serotonina, que estão ligados ao aumento da sensação de bem estar, melhorando o humor. Isso se deve tanto à presença de cafeína quanto ao seu alto teor de antioxidantes, que melhoram o funcionamento do sistema nervoso central.

5. Controlar colesterol e triglicerídeos

O pó de guaraná é rico em flavonoides e saponinas, substâncias com forte poder antioxidante que ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, e alguns estudos mostram o seu benefício também no controle dos triglicerídeos.

Além disso, ele é rico em pectina, uma fibra que estimula uma maior eliminação de gordura nas fezes, o que também ajuda reduzir o colesterol. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história da bebida mais famosa do mundo: Coca-Cola

História da modalidade Maratona