Lista com os planetas do Sistema Solar

Existem alguns critérios avaliados para considerar um astro como planeta, sendo eles: estar em órbita ao redor do Sol; ter forma determinada pelo equilíbrio hidrostático (arredondada) resultante do fato de que sua força de gravidade supera as forças de coesão dos materiais que o constituem; ser um objeto de dimensão predominante entre os objetos que se encontram em órbitas vizinhas.

Os planetas do Sistema Solar apresentam composição bastante diferenciada, seja pelas condições de sua formação ou pelas dinâmicas pelas quais estes planetas passaram no decorrer do tempo.

Estes planetas podem ser categorizados em dois grandes grupos, sendo eles: os telúricos ou rochosos, que são aqueles formados por material sólido, e os jovianos, também conhecidos como gigantes gasosos.

Os planetas telúricos são aqueles que estão mais próximos do Sol, tendo um tamanho menor do que os gasosos e apresentando uma superfície sólida. São planetas telúricos Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Já os planetas jovianos são os que estão mais distantes do Sol, sendo também os maiores em tamanho e predominantemente formados por gases. São eles Júpiter, Saturno Urano e Netuno.

Planetas do Sistema Solar em ordem

Os planetas são dispostos da seguinte forma em relação ao Sol, primeiro vem Mercúrio, depois Vênus, a Terra e Marte. Os quatro são planetas telúricos, ou seja, com uma base rochosa. Depois dos planetas telúricos, começam os planetas jovianos, ou seja, de base gasosa. São eles Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Antes de ser desclassificado como planeta, Plutão era o último em relação a distância do Sol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A história da bebida mais famosa do mundo: Coca-Cola

História da modalidade Maratona